top of page

Entrevista dada à Comunidade Educativa CEDAC

Leia um trecho da entrevista dada à Central Pedagógica da Comunidade Educativa CEDAC em 19/10/2012, ou se preferir, clique na foto e leia a entrevista completa

 

Central Pedagógica: Em sua opinião, o que significa ser uma contadora de histórias?

Madalena Monteiro:  Significa ser uma mestra da palavra contadora, que é uma palavra cheia de vida e entusiasmo.

Uma pessoa que exerce uma função que para muitos parece simples e que muitos não teriam coragem de assumir. É diferente de ser ator, porque o ator conta com todo um aparato que o protege e dá garantias: o diretor, o cenário, o figurino, as luzes, o som – tudo muito bem cuidado por profissionais especializados. O contador reúne nele todos esses profissionais: é ele que pesquisa as histórias, que cria seu espetáculo, que se dirige, que pensa seu figurino, os recursos cênicos e tudo mais quanto possa colaborar para que a história chegue às pessoas.
Curiosamente, significa também fazer parte de um grupo que legalmente não existe. Na classificação das profissões no Brasil, não existe a profissão “contador de histórias”. Ela é considerada uma das atividades do ator e, eu, por exemplo, não sou atriz, sou pedagoga, especialista em didática da alfabetização.

bottom of page