top of page

Propostas de formação 

Ao longo de sua trajetória, Madalena Monteiro desenvolveu várias oficinas, cursos e palestras direcionados a profissionais ou aventureiros que queiram se aperfeiçoar na Arte de contar histórias e a educadores que queiram revisitar os importante conteúdos ligados à prática da leitura em voz alta por meio do professor. As propostas podem ser adequadas à demanda de cada grupo variando em formatos com vários encontros de aperfeiçoamento com o mesmo grupo, oficinas de sensibilização ou palestras.

A Arte de contar, ler e brincar histórias Professores da Educação Infantil

Partindo de algumas experiências vivenciadas com as educadoras, essa oficina propõe uma reflexão sobre o espaço das histórias dentro da Educação Infantil. A partir do contato com uma história contada oralmente, uma história lida em voz alta e uma história brincada, faz-se algumas considerações a respeito dessa importante atividade da rotina escolar.

 

Para sempre gostar de ler

Professores do Ensino Fundamental II  Ensino Médio

Na segunda etapa do Ensino Fundamental e no Ensino Médio espera-se que os alunos leiam por si próprios e que tenham percorrido ao longo da escolaridade um caminho como aprendizes da leitura e da escrita que os coloque na posição de competentes usuários da língua, seja como leitor, escritor ou falante.
Porém, é sabido que a passagem por esse caminho nem sempre foi garantida e menos ainda, o vínculo com a leitura.
Dentro desse contexto, essa proposta de formação pretende abordar: qual o papel dos professores das diferentes disciplinas na segunda etapa do Ensino Fundamental e no Ensino Médio para manter ou acender nos jovens o interesse pela leitura?

 

O professor, um mediador de leitura

Professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental I

Indiscutivelmente, a leitura por meio do professor é uma atividade fundamental para que os alunos se apropriem de comportamentos leitores, tenham acesso à diversidade de gêneros textuais e aos propósitos de leitura. 
Essa oficina propõe revisitar esse conteúdo e contribuir para que os professores ampliem o repertório de possibilidades de textos e intervenções de modo a poderem aperfeiçoar seus planejamentos de leitura em voz alta e, desse modo, incentivar, cada vez mais, por meio da sua leitura, a leitura pelos alunos.

Oficina de formação de contadores de histórias

A proposta da oficina é formar pessoas de qualquer área profissional que se interessem pela Arte de contar histórias.
Os participantes construirão conhecimento para responder às seguintes questões, comuns às pessoas que querem se iniciar na arte da narração oral:
- qual é o conto do contador de histórias?
- como escolher as histórias para contar?
- como se preparar para contá-las?
- como ampliar o repertório?
- como adequar as histórias aos diferentes públicos, espaços e interesses?

 

bottom of page